Consultoria Humani
Desenvolvendo uma cultura humanizadora que transforma os desafios atuais em soluções
Objetivos
A Consultoria Humani surgiu com uma pergunta muito atual e urgente: observando nas últimas décadas uma crescente desumanização das pessoas, é possível que as organizações sejam um trampolim para a transformação dessa situação através da propagação de uma cultura humanizadora?
Acreditamos que as empresas e organizações podem ser trampolins para a mudança. A sociedade, os clientes, parceiros e fornecedores querem um mundo melhor.
Mas não adianta só participar de uma feira eco social ou fazer doações, ao mesmo tempo que funcionários estão sofrendo, por exemplo, com burnout e ambientes tóxicos. de burnout e. Cada ser humano é único e, fora de estruturas hierárquicas rígidas, os talentos brotam e as pessoas se sentem motivadas, criativas e cooperativas.
O processo
Existem muitas situações em que uma cultura humanizadora pode transformar os desafios atuais em potenciais soluções. Na Consultoria Humani, chegamos a um diagnóstico em que pontos sua organização está avançada ou pode melhorar em termos de humanização sustentável, que vem junto com resultados concretos e a busca do propósito da organização.
A partir daí, apoiamos na implementação de práticas customizadas, replicáveis e, principalmente, sustentáveis através da formação continuada dos líderes Humani, que passam a atuar como multiplicadores. Esses líderes não necessariamente são os presentes na hierarquia formal.
Esse processo já foi validado e aprovado
em locais onde a pressão por resultados e a falta de recursos são constantes e nossa conclusão é que qualquer organização pode desvelar seu potencial ilimitado com a nossa Metodologia Humani.
Case Humani em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo
Em um momento de grande desafio por lidar com uma troca de lideranças após muitos anos de convivência, somou-se a escassez de recursos disponíveis para tratamentos e uma crise de sarampo na cidade. O objetivo do projeto foi utilizar os próprios talentos e habilidades de cada colaborador para criar soluções inovadoras e simples nos impasses do dia-a-dia.
Durante 9 meses, treinamos equipes em 7 locais, entre escritórios e Unidades Básicas de Saúde (UBS), na periferia da cidade de São Paulo. 180 colaboradores concluíram a formação, resultando em 40 embaixadores da humanização.
Dessa forma, os participantes foram desenvolvendo a inteligência coletiva e espiritual, passando por cada etapa da Metodologia e alcançando resultados extraordinários (veja depoimentos abaixo). No resultado final, é possível observar as transformações das pessoas e dos lugares por onde o projeto foi realizado.
Método Humani
A aplicação do Método Humani em grupos foi baseada na visão das três forças da alma humana: o sentir, o agir e o pensar. Todo o processo de desenvolvimento individual e em grupo está baseado nesse tripé.
A metodologia inclui cinco etapas:
- Sensibilização: o despertar do grupo para o que está por trás dos desafios enfrentados
- Vivência Humanizadora: experiência que conecta o desafio aos valores internos de cada indivíduo
- Vivência de ação: um protótipo da solução na prática
- Treinamento: capacitação para o novo contexto
- Ação consciente: integração dos novos aprendizados e modus operandi
- Celebração: apropriação dos resultados e comemoração
Depoimentos
“Teve muito respeito à individualidade dentro desse trabalho. Basta ser humano para ser imperfeito e por isso precisamos uns dos outros.”
Fátima SouzaEnfermeira
“A humanização vem muito do fazer, do saber ouvir, saber falar, poder sentir. O projeto veio no tempo certo. Conseguimos ter um produto do qual não conseguimos ver, mas conseguimos sentir. O projeto ajudou muito no trabalho que venho fazendo com os colaboradores.
Edina DiasGerente de UBS
Foi um apoio que tem ajudado no nosso fortalecimento e no dia a dia de trabalho.”